ESTRELA TRIÂNGULO
CHAVES ELÉTRICAS TRIFÁSICAS

Na escolha da chave ET, deve-se considerar que no momento da partida (Y) em estrela, a corrente e o momento de partida ficam reduzidos a aproximadamente 1/3 dos seus valores correspondentes na ligação direta. Destinam-se a partida de motores trifásicos com rotor em curto-circuito.

Este tipo de chave é utilizada para motores cuja tensão nominal em triângulo, coincide com a tensão nominal entre fases da rede alimentadora, portanto um motor 220/380 Y não pode ser ligado com chave estrela triângulo em uma rede de 380 V entre fases. É fundamental para a partida que o motor tenha a possibilidade de ligação em dupla tensão, ou seja, em 220/380V, em 380/660V ou 440/760V. Os motores deverão ter no mínimo seis bornes de ligação. Na ligação estrela, a corrente fica reduzida para 25 a 33% da corrente de partida na ligação triângulo. O conjugado resistente da carga, não poderá ultrapassar o conjugado de partida do motor, nem a corrente no instante da mudança para triângulo poderá ser de valor inaceitável. Existem casos em que este sistema de partida não pode ser usado.

Motores que possuem tensão nominal de operação acima de 660V deverão possuir um sistema de isolação especial, apto a esta condição.

São empregadas para o arranque de motores trifásicos, tendo por finalidade reduzir a corrente de partida, de modo a limitar a queda de tensão na linha de alimentação.

Existem casos que pelas características de algumas máquinas, obrigatoriamente devemos utilizar este tipo de chave. São máquinas com volantes superdimensionados (prensas em geral), trefiladeiras, esteiras transportadoras, máquinas injetoras, picadeiras, etc.

A chave estrela triângulo em geral só pode ser empregada em partidas de máquinas em vazio, isto é, sem carga. Somente depois de ter atingido a rotação nominal, a carga poderá ser aplicada.

 

 APLICAÇÃO:  

 

Guinchos, prensas viradeiras, prensas excêntricas, prensas guilhotina, máquinas operatrizes em geral, máquinas agrícolas, construção civil e outras.

Informações técnicas Solicite um orçamento

NOVIDADES
 

 

VOLTÍMETRO ANALÓGICO
MEDIÇÃO

É utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos

FICHA TÉCNICA

AMPERÍMETRO ANALÓGICO
MEDIÇÃO

O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da seção transversal de um condutor.

FICHA TÉCNICA

TRANSFORMADOR DE CORRENTE
MEDIÇÃO

A função do transformador de corrente é reduzir uma corrente medida na alta tensão a um valor muito menor

FICHA TÉCNICA

PRENSA CABO
CONEXÕES

A linha de prensa-cabos da Lombard foi desenvolvida para proteger a sua instalação elétrica com segurança, evitando perdas de energia.

FICHA TÉCNICA

 

NOSSOS ENDEREÇOS

Rua Catão, 1040
Vila Romana
São Paulo - SP 05049-000
(11) 3674-1544


Rua Felicíssimo de Souza, 44
Vila Jaraguá
São Paulo - SP 05160-040
(11) 3124-0899

Fechar visualização rápida